terça-feira, 28 de julho de 2009

Você tem um bichinho de estimação? (o texto é longo mas vale a pena ler!!!)


Boa Noite Pessoal

Cerca de metade da população mundial tem um bichinho de estimação, seja cachorro, gato, coelho, ratinhos e outros. Eu por exemplo, tenho dois cachorros: o Keko e a Kika e quase morro de paixão por esses dois. Quem nunca deu comida pra um cachorro depois de ver aquela cara de pidão dele?? Ou então afagou um gato depois dele pedir com tanta insistência ronronando e passando por suas pernas implorando por um carinho? Quem nunca chorou quando perdeu um cachorrinho que amava demais? Bem.... acredito que todos!

Esses dias estava olhando o blog da "Lu Shievano" e li uma matéria que me interessou muito: A utilização de animais para testes de cosméticos e outros produtos.

Bom eu amo produtos cosmétics e maquiagem de paixão e creio que muitas mulheres também gostem assim como eu, e como eu também talvez nunca parou para pensar sobre essa crueldade que algumas empresas que nós amamos praticam.

Pesquisando esse assunto pela net achei várias matérias a respeito e muito interessantes, então resolvi trazer ao conhecimento de todas vocês justamente para refletirmos. A indústria de cosméticos realiza testes em animais sob alegação de aferir a toxicidade dos produtos e garantir que não tenham efeitos nocivos aos homem. Tais testes incluem procedimentos que podem causar dor, sofrimento e lesões irreversíveis.

Em um dos procedimentos, o teste Draize de irritação dos olhos, o animal - geralmente um coelho - é imobilizado por vários dias, enquanto a substância é pingada diretamente em um de seus olhos. Depois de algum tempo, o olho inflama e pode causar cegueira permanente. Após o teste, os animais são sacrificados.

No teste DL 50 (dose letal 50%), um grupo de animais (que pode incluir cães) recebe a substância - por ingestão ou diretamente no sangue - em doses progressivas até causar a morte de metade dos animais. O objetivo é descobrir qual a dose da substância que pode ser aplicada para o homem sem perigo de intoxicação.

Tais testes são realizados para garantir a segurança dos produtos, mas métodos alternativos já têm sido desenvolvidos e aplicados em outros países. A FRAME (Fundação para substituição dos animais em pesquisa), por exemplo, propõe a substituição do teste de Draize de irritação dos olhos pela técnica de captação de vermelho neutro, que está sendo testada pela Fundação Osvaldo Cruz, no Rio de Janeiro.

Ao mesmo tempo, muitas empresas - especialmente em países desenvolvidos - demonstram preocupação com a causa, buscando alternativas para fabricação de cosméticos livres de testes em animais em todas as etapas da fabricação (dos ingredientes ao produto final).

Afinal de contas o que VOCÊ tem a ver com isso? cada vez que você compra um produto testado em animal está doando cerca de R$ 1,95 para mais pesquisas com animais.

E ai surge uma pergunta: Mas as pesquisas não são necessárias para garantir que o produto é seguro? Não, não são, no caso de testes de cosméticos, já se conhecem os principais ingredientes e suas ações no ser humano. Por isso tantas empresa pararam de usar testes em animais.

Quero deixar a vocês esse texto e com ele um pensamento? Vale a pena? Eu, sinceramente, acredito que não e deixei claro na minha vida que não vou mais ajudar esse tipo de procedimento.
Abaixo vou colocar alguns links pra vocês das empresas nacionais e internacionais que fazem e não fazem testes em animais. E outro link para se alguma de vocês ainda tiver dúvidas ver as fotos dos horrores que são feitos com nossos bichinhos tão lindos que só sabem nos amar, faça chuva, sol ou outra coisa qualquer.

Kiss Kiss

Lu Franco




 
Mundo Lu Franco © 2008 Template by Exotic Mommie Illustration by Dapina